terça-feira, 3 de abril de 2012

Casamento na Alemanha - Polterabend

Depois de mais de 2 anos juntos resolvemos casar no civil na Alemanha!!!Não iríamos fazer "nada", apenas um jantar com a família dele, pois toda minha família mora no Brasil e minha prima que mora na Alemanha talvez não pudesse vir!!!

O plano inicial começou a ir por água abaixo 3 meses antes do casamento, o que inicialmente seria só a família dele tipo: a mãe, dois irmãos, duas sobrinhas e dois amigos íntimos dele... bem, a coisa foi aumentando sutilmente e se transformou numa festinha para 35 pessoas hehehe!!
Ele nem acreditou quando viu a lista! Mas posso explicar, é que nos últimos 3 meses os laços de amizades que tinha construindo na Alemanha, foram se fortalecendo e minhas amigas brasileiras, alemãs e portuguesa com seus respectivos maridos não poderiam ficar de fora desse momento!

Depois de muito planejar a festa, fomos no S
tandesamt(cartório) para sabermos a data do nosso casamento e lá fomos informados que só tinha duas datas livres antes da nossa viagem para o Brasil, as datas foram dia 11 e dia 13 de Janeiro, tomei logo um susto pois a nossa viagem era dia 16 de Janeiro e bem cedo!!! Pronto...o caos estava instaurado, as datas estavam muito próximas e agora??Und Jetzt?? Organizar festa, comprar vestido, buquê, fazer as malas, arrumar a casa depois da festa e etc...como iria dar conta disso tudo?????
Foi ai, que recebi a pior notícia hahahaha e quase sai correndo como uma louca:
Estávamos jantando em um restaurante no Dorf onde moramos, quando uma amiga dele apareceu e perguntou: - Estão empolgados para o "POLTERABEND"? como meu alemão não é muito bom, eu fiquei um pouco voando na conversa e só depois de alguns minutos é que entendi o que estava por vir!!!

O Polterabend é uma das mais famosas tradições alemãs e para tal não necessita de convite, ou seja, a notícia/a fofoca se espalha de boca em boca... então já viu...você não tem a miníma ideia de quem vem para essa festa, a qual normalmente acontece alguns dias antes da cerimônia religiosa. Mas essa ainda não é a pior parte hehehe, a pior parte para mim claro, é como funciona essa festinha: Os convidados devem levar utensílios de porcelana que serão quebrados no ápice da festa!!!!!!!!! Sim, sim e sim.... eles jogam tudo de porcelana ao chão e claro a festa é na casa dos noivos. Ahh um detalhe, pelo menos na região em que vivemos, as porcelanas devem ser usadas, não podem ser novas e compradas para essa festa, pois não dará sorte.

Simm... continuando, então começa um quebra-quebra infernal e logo em seguida os noivos vão ter que varrer tudo juntinhos, sem a ajuda de ninguém!!! Legal né?? ;)
E o significado? É que a partir de agora eles devem fazer tudo juntos, como por exemplo: enfrentar as dificuldades e traçar planos para o futuro.

Mas graças a Deus, como nosso casamento foi só no civil e todos compreenderam que não teríamos tempo para ficar varrendo essa "porcelanada" toda, não tivemos essa parte bem tradicional na nossa festinha, mas mesmo assim, nossa festa foi linda.

Ahhh e a data do nosso casamento foi no dia 11 de Janeiro de 2012, não quis casar no dia 13, pois era sexta-feira hahahaha ;)


2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk...Só poderia acontecer com você. Adorei!!kkkkkk... Felicidades ao casal. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vc tb tem um blog...que legal!!!!
      Pois é né?! tinha que ser comigo hahaha, bjusssssss

      Excluir