quinta-feira, 17 de maio de 2012

GAMBAS para comer??????


Há um ano quando estava aqui na Alemanha, conheci uma portuguesa, a qual mora na mesma rua que eu, ficamos amigas e como ela também tem um cachorro melhor ainda, passeamos com os nossos "babys dogs" e fofocamos um bocado em "portugues". Com o passar dos tempos, fomos descobrindo que nem todas as palavras tem o mesmo significado, tanto em portugues do Brasil, como no portugues de Portugal, porém säo raras as palavras de significados difentes ou desconhecidas, tipo a palavra "cachorro" ela näo conhecia, ela apenas conhece a palavra "cäo".
Continuando...
Após voltar para as terras germanicas fui convidada por ela para um jantar de boas vindas, ela é uma fofa!! E claro que aceitamos, sem perguntar o que seria o jantar ok?
Sei que se fosse no Brasil, nos perguntariamos na mesma hora, näo é? "Vai ser o que?"Vai ter o que para jantar?? hahahaha
Sendo assim, fomos para o "meu" jantar de  "boas-vindas" ... foi uma noite muito agradável, com muitas conversas em alemäo e em portugues, estava indo tudo muito bem, até que minha amiga virou e disse:
- Vou colocar os "GAMBAS" para cozinhar!!!!

E eu: Häam??? Oiii?? Isso é pegadinha do faustäo...só sendo!
Eu tomei um susto, como assim GAMBAS para cozinhar??  E perguntei logo a ela, o que era esses GAMBAS, pois na minha cabeca só imaginava os nossos gambas ou timbus brasileiros! Ela estranhou a minha cara de assustada e perguntou:
-Voce näo gosta de "garnelen"(camaräo)????
 E eu disse:  -Gosto, mas acho que nao vou gostar do danado do GAMBA näo!!!
 E ela disse : -Mas GARNELEN ou GAMBA säo as mesmas coisas, säo os nomes dados aos camaröes em alemäo!!!
Eu tive uma crise de rir hahahahahahahahaha e fiquei morta de vergonha claro! Mas expliquei para todos o que eu estava pensando, porém ninguém conhecia os "gambas" brasileiros, entäo entrei no google para pesquisar, mas só aparecia os danados dos camaröes como gambas.
Pensei logo: "se eu näo achar o gambas brasileiros, eles väo pensar que sou louca, que fico inventando coisas", escrevi de todas as formas e nada...
 Entäo testei: Se vc acessar o google alemäo: www.google.de e escrever gambas, os resultados säo todos de camaräo, mas  se vc acessar o google Brasil, ai simmmmm, aparecem nossos amiguinhos timbus/gambas!!!!
INTERESSANTE NÄO???
Ufa, ainda bem que as palavras mesmo escritas iguais tem significados diferentes hahahaha e assim aprendi mais uma!!! Nada como viver com pessoas de culturas diferentes!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário